Prefeitura Municipal de Salto da Divisa

Salto da Divisa, 22 de junho de 2018
Voc sabia? Salto da divisa apresenta o lago de 42 km, no rio Jequitinhonha, que corta todo o Nordeste de Minas
Imprimir Email

MOBILIZA플O AO DIA NACIONAL DE COMBATE AO ABUSO E EXPLORA플O SEXUAL DE CRIANAS E ADOLESCENTES

MOBILIZA플O AO DIA NACIONAL DE COMBATE AO ABUSO E EXPLORA플O SEXUAL DE

por Assessoria de Comunica豫o

18/05/2018 18:00

Na última sexta-feira (18 de Maio), a Prefeitura Municipal de Salto da Divisa através da Secretaria de Assistência Social realizou uma caminhada e uma blitz educativa em “MOBILIZAÇÃO AO DIA NACIONAL DE COMBATE AO ABUSO E EXPLORAÇÃO SEXUAL DE CRIANÇAS E ADOLESCENTES”.

O evento contou com o apoio e a execução o CMDCA (Conselho Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente), Conselho Tutelar, CRAS, e, a parceria com as Escolas Municipais, Policia Militar de Minas Gerais( Grupamento Ostensivo – Transito e Meio Ambiente), Grupo de adolescentes NUCA e Jovens da Igreja Batista Kerigma.

Durante a caminhada que deu início na praça da rodoviária, os participantes do movimento desceram a Rua da Bahia com destino ao prédio da Prefeitura Municipal, chamando bastante atenção de todos com o objetivo de mobilizar a sociedade saltense e convocá-la para o engajamento contra a violação dos direitos sexuais de crianças e adolescentes.

Não fique calado, denuncie:
Além da prevenção, o combate a essa realidade exige que os casos sejam denunciados. Portanto, se souber de algum caso de violência sexual infantil, procure o conselho tutelar, polícias militar, ou ligue para o Disque Denúncia Nacional, de número 100.

A violência sexual pode ocorrer de duas formas distintas: Abuso Sexual e Exploração Sexual

- Abuso sexual, que é qualquer a forma de contato e interação sexual entre um adulto e uma criança ou adolescente, em que o adulto, que possui uma posição de autoridade ou poder, utiliza-se dessa condição para sua própria estimulação sexual, da criança ou adolescente, ou ainda de terceiros, podendo ocorrer com ou sem contato físico.

- Já a exploração se caracteriza pela utilização sexual de crianças e adolescentes com a intenção de lucro, seja financeiro ou de qualquer outra espécie. São quatro formas em que ocorre a exploração sexual: 
* Redes de prostituição
* Pornografia,
* Redes de tráfico 
* Turismo sexual.

FIQUE POR DENTRO, E ENTENDA COMO TUDO COMEÇOU:
A data foi escolhida como dia de mobilização contra a violência sexual porque em 18 de maio de 1973, na cidade de Vitória (ES), um crime bárbaro chocou todo o país e ficou conhecido como o “Caso Araceli”. Esse era o nome de uma menina de apenas oito anos de idade, que teve todos os seus direitos humanos violados, foi raptada, estuprada e morta por jovens de classe média alta daquela cidade.

 



Galerias de Imagens

Matrias relacionadas

    Final do corpo do documento e contedo da pgina